Foi-se o tempo em que a única maneira de proteger e dar brilho e longevidade à pintura eram o polimento e a constante aplicação de ceras automotivas. Assim como os veículos, a evolução e a tecnologia também chegaram à linha ‘car care’, e hoje existem no mercado uma infinidade de opções com um único propósito: manter o seu carro novo por muito mais tempo.

No entanto, ao mesmo tempo em que há uma vasta seleção de produtos, é preciso entender os conceitos de proteção à pintura como o espelhamento, cristalização e vitrificação.

Para tirar estas dúvidas, falamos com Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de São Paulo), e Miguel Barba, engenheiro de aplicação da Divisão de Reparação Automotiva da 3M.

Confira a seguir o que é mito ou verdade e as principais diferenças entre um serviço e outro.

Espelhamento, cristalização e vitrificação são a mesma coisa?

Mito: Todos possuem ações distintas para embelezamento e proteção das pinturas dos automóveis. O espelhamento é uma técnica de polimento que consiste na uniformização da camada de verniz a fim de eliminar toda irregularidade (textura “casca de laranja”) presente sobre a superfície tornando-a com aspecto semelhante ao espelho.

Este método se dá através do lixamento utilizando lixas específicas de várias granulometrias e depois finalizando com compostos polidores e cera para proteção.

Já a cristalização e vitrificação são considerados procedimentos de proteção da superfície dos carros (polidos ou não) sendo que, para a primeira utiliza-se ceras à base de carnaúba e para a segunda é usado vitrificadores, geralmente à base de óxido de silício, que garantem uma maior proteção à pintura.

Toda técnica de polimento elimina parte da camada do verniz?

Verdade. Todo a técnica consiste na eliminação dos micro riscos presentes na superfície do verniz e proporcionando um brilho intenso. Ao contrário da cera automotiva, que pode ser aplicada em casa e não requer experiência, o trabalho deve ser feito por um profissional capacitado que avaliará quais são as melhores ferramentas e polidores mais recomendados de acordo com a idade e o tipo de verniz do carro.

Por ser um método abrasivo, que removerá uma pequena camada do verniz que existe sobre a tinta, é preciso muito cuidado para que não comprometa a pintura, ainda mais se for original.

Todo carro, ao fazer o espelhamento, cristalização e vitrificação de pintura, é necessário antes fazer um polimento técnico?

Verdade. Para o espelhamento, é necessário realizar o processo de polimento, pois há necessidade da uniformização da camada do verniz.

Já para a cristalização e vitrificação, dependerá muito do estado em que se encontra a pintura do veículo, mas na maioria dos casos é recomendado que se realize este procedimento, para retirar as impurezas da superfície realçando à sua beleza.

Carros zero-quilômetros não devem ser feitos espelhamento, cristalização e vitrificação?

Mito. Pode realizar sem problema algum, apesar de não ser necessário. Muitas concessionárias credenciadas tentam empurrar algum tipo desses serviços de proteção à pintura, mas o que vai prevalecer é se o cliente está disposto a arcar com o serviço extra.

Para um espelhamento e cristalização que são técnicas parecidas, por exemplo, a média de valores pode variar de R$ 350 a R$ 550 para hatches e sedãs e de R$ 500 a R$ 700 para SUVs e picapes. Já no caso de uma vitrificação, o trabalho pode sair por R$ 800 a R$ 1.000 para hatches e sedãs. Já no caso de picapes e SUVs, fica na média de R$ 1.000 a R$ 1.500.

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