Ter um carro, novo ou usado, com banco de couro certamente é o desejo de muitos motoristas. Contudo, se você já possui um veículo com esse tipo de assento ou pretende adquirir, é preciso estar ciente de que são necessários alguns cuidados básicos para manter um interior bonito em seu automóvel.
Pensando nisso, no post de hoje, trazemos 5 dicas práticas para você manter o banco de couro conservado, com brilho e sem rachaduras. Acompanhe!
Efetue a limpeza com a frequência correta
Para a limpeza do banco de couro, existem produtos e cuidados específicos os quais serão apresentados adiante, mas primeiramente é relevante falar sobre a frequência de limpeza, pois esta varia de acordo com a cor do revestimento.
Se o seu estofamento for de cor clara, é necessário limpar, ao menos, uma vez por semana. Já revestimentos de cor escura requerem higienização uma vez ao mês. No caso de cair qualquer impureza, retire o excesso do material na mesma hora. Com isso, você conseguirá manter os bancos sempre bem cuidados.
Faça a higienização com produtos adequados
Para qualquer situação, o pano úmido costuma ser uma das melhores formas de limpar o banco de couro. Se precisar retirar sujidades mais resistentes, é imprescindível usar sabão neutro misturado com água.
Também existem produtos específicos que já são quimicamente preparados para limpeza de couros. Contudo, os cuidados na aplicação e para esfregar o banco são os mesmos. Em todo caso, não utilize abrasivos (quaisquer produtos com amônia, por exemplo), ceras automotivas, solventes ou polidores.
Tome os cuidados certos
Na hora de limpar, utilize um pulverizador com a proporção de 200ml de água para uma colher de chá de sabão neutro. Nesse caso, é possível usar o detergente que se usa na cozinha. Se for usar produtos específicos, siga as orientações da embalagem.
Aplique no local em que a sujeira está persistente e esfregue com um pano ou uma esponja. Dê preferência ao lado macio, mas, se não der certo, tome cautela para não danificar o couro. Durante todo o processo, procure não usar anéis e prestar bastante atenção a qualquer pedra ou objeto, pois pode arranhar o couro, prejudicando o assento de forma irreversível.
Não deixe o banco de couro úmido
Após a limpeza, seja com água, sabão neutro ou produto específico, é necessário deixar os bancos completamente secos. Para isso, utilize pano de microfibra. Lembre-se sempre de retirar toda e qualquer substância que tenha sido usada na higienização.
Hidrate os bancos do seu carro
O couro pode criar rachaduras ou ficar totalmente ressecado, dando um aspecto feio e desvalorizando o seu carro. Para isso não ocorrer, hidrate a superfície dos bancos periodicamente. Os produtos para fazer a hidratação do banco de couro são diversos. Pode-se utilizar, por exemplo, cremes corporais (que são encontrados em farmácias ou supermercados), lustra-móveis ou silicone. Também é possível contar com a hidratação profissional.
FAÇA UM ORÇAMENTO CONOSCO!
NEY COSTA AUTO CENTER
(11) 94017-6917
contato.ncautocenter@gmail.com