Polimento, enceramento, cristalização de pintura… Provavelmente você já ouviu falar nesses serviços de estética automotiva. Entretanto, você sabe o que é uma vitrificação dos plásticos?
Ter um veículo com a lataria bonita é bom. Mas não se esqueça que é no interior do carro que você e os outros ocupantes do veículo passam boa parte do tempo.
Você vai de carro para o trabalho todos os dias e, chegando lá, deixa o veículo estacionado ao ar livre. Talvez você não saiba o quão prejudicial é para a lataria do seu carro ficar exposta a essas mudanças climáticas.
O que muitos não levam em consideração é o que o sol e a chuva podem fazer com o interior do carro.
Essas constantes mudanças entre frio e calor, bem como entre clima úmido e seco, são prejudiciais para o acabamento. Itens como painel, câmbio e volante acabam ficando ressecados e desbotados.
As ações do tempo no exterior e no interior do veículo são inevitáveis. O calor é o principal responsável por danificar as partes plásticas dos automóveis.
Entretanto, dá para tomar alguns cuidados para preservar o interior do veículo. Estacionar na sombra ou usar um daqueles protetores enormes no para-brisa são algumas medidas para amenizar os efeitos da luz solar.
No entanto, mesmo tomando esses cuidados, são naturais os desgastes e danos às peças plásticas dos veículos. Isso ocorre principalmente porque elas são feitas de um composto frágil.
Para evitar um desgaste muito grande, marcas trabalham com serviços voltados para a manutenção interior dos veículos.
Um dos serviços em que a Ney Costa é especialista é a vitrificação de plástico, procedimento voltado para a proteção das partes plásticas do interior do veículo.
Boa parte do veículo é de plástico
A atual tendência das montadoras é a fabricação de novos modelos de veículos com cada vez mais acabamentos plásticos. A estimativa é de que nos próximos anos o plástico chegue a 40% do peso do veículo.
Interior do carro. Vitrificação dos plásticos
Cuidar do interior do seu veículo é tão ou mais importante do que o exterior.
Essa decisão é tomada primeiramente por questões de segurança. Por ser maleável, o plástico absorve mais o impacto e é menos letal do que materiais como o metal.
Depois, há a relação custo-benefício. Como o plástico é um material leve, o peso total do carro diminui e assim ele consome menos combustível.
Essa tendência significa que chegará um momento que todo proprietário de veículo terá de fazer um serviço de revitalização dos plásticos.
Por mais que o material seja mais seguro e econômico, um carro com as partes internas com aspecto seco, rachadas e esbranquiçadas não é nada bonito, não é mesmo?
Ressecamento causado por produtos de limpeza
Você já viu que a exposição às ações da chuva e do sol deterioram algumas superfícies, como é o caso do plástico.
Além disso, muitos produtos químicos usados de forma incorreta ressecam as superfícies plásticas dos automóveis.
Produtos de limpeza e hidratação inadequados podem acabar fazendo um efeito contrário ao desejado sobre o plástico. Por exemplo, muitos desses produtos contêm silicone.
Esses materiais não são indicados para a hidratação. Ao invés de ajudarem a absorver a poeira e sujeira, o silicone industrial forma uma espécie de película.
Isso deixa um aspecto feio nas peças plásticas. Além disso, com o tempo, ele acaba deixando a superfície do plástico amarelada.
FAÇA UM ORÇAMENTO CONOSCO!
NEY COSTA AUTO CENTER
(11) 94017-6917
contato.ncautocenter@gmail.com