Bateu o carro e o estrago foi grande? Está na dúvida se vale a pena recorrer a funilaria para consertar o veículo? Esse é o texto feito para você. Pode parecer que não, mas essa é uma questão muito recorrente dos acidentados e das pessoas que têm seguro de carro.
Até que ponto vale a pena recorrer ao seguro para fazer os reparos? E se eu não tenho seguro, como posso fazer o cálculo para saber se compensa consertar o veículo? Fique tranquilo, pois traremos todos os pontos sobre a funilaria.
É preciso analisar alguns pontos para saber se o carro foi muito danificado, principalmente no que se refere a lataria, pintura e afins. O custo desses reparos, em geral, costuma ser menor do que mexer na parte mecânica, por exemplo. Mas, dependendo do estrago, não há martelinho de ouro e funilaria que resolva o seu problema, pois muitas peças podem estar danificadas a ponto de haver necessidade de troca.
Já imaginou ter que trocar duas portas, capô do carro e o tampão do porta-malas? Um custo muito alto e que, neste caso, não valeria a pena, afinal, com tanto dinheiro investido no reparo, a probabilidade de comprar um outro carro é maior. Por isso o seguro em casos de sinistros é tão importante. O custo de funilaria para o reparo desses danos, se você tem seguro, fica englobado dentro da franquia determinada na apólice.
Outra questão em consertar carros muito danificados é o fato dele ser identificado como um carro sinistrado, o que vai interferir negativamente em uma possível revenda. Quem conhece um pouco mais sobre carros sabe identificar esse tipo de veículo. Nós também já demos algumas dicas importantes de como comprar carros seminovos e ajudar na decisão.
Fazer e entender quando há a necessidade da funilaria é muito importante. Em alguns casos, o dano é tão pequeno que apenas uma micro pintura automotiva já é o suficiente. Mas, em outros, uma análise bem detalhada precisa ser feita.
Quando um carro com funilaria danificada pode ser consertado?
Essa é uma questão um pouco ampla de ser respondida, pois a resposta depende de alguns fatores, principalmente se você não tem seguro. Caso tenha, as seguradoras partem de um pressuposto muito simples: se o seu carro foi batido e os danos superam 75% do valor do carro, ele é considerado uma perda total, ou seja, não dá para fazer a funilaria. Se ficar abaixo desse valor, há a possibilidade de ser consertado por meio da franquia do seguro.
Esse pode ser um bom parâmetro para você que ainda não tem seguro de carro. Se os valores dos danos que foram encontrados na funilaria superaram mais do que 75% do valor do carro, não compensa realizar o conserto, afinal, ele perde muito valor, principalmente por agora ser um carro altamente sinistrado. Mesmo que você consiga consertá-lo, dificilmente ele voltará a ser o mesmo.
Fonte: Minuto Seguros
FAÇA UM ORÇAMENTO CONOSCO!
NEY COSTA AUTO CENTER
(11) 94017-6917
contato.ncautocenter@gmail.com