Você estava a longos minutos procurando uma vaga no estacionamento e, já impaciente, tentou estacionar seu carro em um lugar que – embora apertado – parecia ter espaço suficiente para seu automóvel. Resultado: uma raspada na pilastra e arranhões na lataria. Hora de recorrer à micropintura automotiva!
Antigamente qualquer ‘machucadinho’ na lataria do automóvel sugeria um serviço de funilaria complexo e de alto risco. Hoje, com o avanço da tecnologia e a popularização da micropintura automotiva, os retoques realizados por um profissional gabaritado são instantâneos e produzem alterações praticamente imperceptíveis na aparência original do carro.
Ou seja, além de agilizar o conserto e – por conseguinte – a devolução do automóvel para as mãos do proprietário, a técnica acaba sendo fundamental também para a manutenção do valor do carro, a despeito dos esbarrões naturais do cotidiano das vias.
Do que se trata a micropintura automotiva?
Recomendada para pequenos reparos na cobertura de riscos e pequenas manchas, a micropintura automotiva se trata da aplicação de uma leve camada de tinta por sobre o ‘machucado’.
Reduzindo os processos de funilaria, este processo menos agressivos pode ser executado a partir de dois métodos. São eles:
Spot Repair
Através deste processo, é necessário que – antes de tudo – o local danificado seja lixado, assim como no sistema de pintura comum. A partir de então, o profissional responsável pela reparação se utiliza uma pistola de ar comprimido para a aplicação da tinta, para posteriormente complementar esta etapa com o verniz.
O ponto alto desta técnica é o fato dela corrigir apenas o local afetado, excluindo a necessidade de pintar toda a peça do veículo – atividade que encareceria o serviço e retiraria da parte modificada seu aspecto de originalidade.
Aerógrafo
Equipamento semelhante a uma caneta, o Aerógrafo traz mais facilidade de manusear na comparação com a pistola de ar comprimido.
Além da maior facilidade na reparação, este método tem como uma vantagem significativa o fato de dispensar o uso da lixa, elemento que tem peso importante na atribuição de um acabamento mais bem finalizado.
Em geral, este processo só é realizado por reparadores especializados neste tipo de processo – já que exige deste um investimento em torno de R$ 600,00 na compra do kit profissional de aerógrafo para micropintura automotiva.
É necessário ficar atento ao local escolhido para os reparos da micropintura automotiva. Os profissionais devem ser treinados e ter conhecimento e experiência para que a aplicação do método seja eficaz.
FAÇA UM ORÇAMENTO CONOSCO!
NEY COSTA AUTO CENTER
(11) 94017-6917
contato.ncautocenter@gmail.com