Ao comprar um veículo a primeira preocupação dos motoristas é: como preservar e manter as partes plásticas do veículo e mantê-las em bom estado de uso?
O ato de preservar também influencia no ato da venda, se este for o desejo do dono do veículo, uma vez que os compradores sempre vão em busca daqueles que estão em perfeitas condições e com a estética agradável.
Os veículos possuem, em sua maioria, grande parte do revestimento composto por plástico. A falta de preservação das partes plásticas do veículos impactam diretamente na beleza do automóvel e acabam por deixá-lo com aparência de velho.
As partes plásticas do veículo estão mais presentes nos carros aventureiros, porém, em outros modelos, ainda representam 8% do peso do veículo e são caracterizadas como aquelas que estão expostas, divididas em duas partes, interna e externa.
Independente se o plástico estiver na parte interna ou externa do veículo, ambos os casos merecem todo o cuidado para não se degradarem e sofrerem com danos futuros.
A poluição que o carro sofre diariamente é um dos principais motivos do desgaste das partes plásticas. Contudo, se a preservação e o cuidado não forem o suficiente para manter a qualidade nem tudo estará perdido.
Atualmente existem plásticos nas cores preta, grafite ou cinza e qualidade pode variar de fabricante para fabricante. Todavia, em todos os casos a lavagem regular e os cuidados com a hidratação podem evitar que a cor se desbote ou manche.
Em um mundo moderno, já existem produtos e técnicas automotivas capazes de recuperarem as partes plásticas do veículo. Saiba mais sobre como preservar e recuperar essas partes no decorrer do texto.
Como preservar as partes plásticas do veículo?
O ato de preservar é indispensável para que danos com o veículo e, por consequência, dores de cabeça possam vir a acontecer. As partes plásticas do veículo não tem o custo tão baixo e, caso sofram degradações e ressecamentos precisam, imediatamente, serem restauradas ou, até mesmo, substituídas.
Durante o discorrer deste tópico será possível visualizar as melhores dicas para preservar as partes plásticas do veículo e, assim, evitar custos que poderiam terem sidos precavidos.
Recupere o brilho hidratando
Ao ser exposto à poluição, ao raios solares e aos produtos tóxicos, o plástico pode acabar por perder o brilho natural de fábrica. A melhor forma para prevenir que isso ocorra é com a realização da hidratação, com produtos específicos para esse fim automotivo.
Algumas marcas podem ser mais duráveis, mesmo com a poluição constante, enquanto outras não aguentam a falta de cuidado por muito tempo, o que ocasiona o desbotamento da cor e o ressecamento da peça. A hidratação constante contribui para que isso não aconteça.
Para deixar o carro com uma boa aparência e em bom estado de conservação, produtos específicos devem ser utilizados para recuperarem o brilho e manterem as partes plástica do veículo hidratadas. Neste caso, utilize produtos a base d’água e, de forma alguma, a base de silicone, pois o brilho que ele oferece é momentâneo, mas a película que forma depois resseca o plástico.
As receitas caseiras, produtos utilizados para outros fins jamais deverão serem utilizadas para hidratar as partes plásticas do veículo.
Na parte interna do veículo a hidratação pode ser feita uma vez por mês, mas na parte externa recomenda-se que ocorra semanalmente, devido a grande exposição aos raios UV e a poluição ou conforme for possível notar o desgaste do acabamento.
Protetor de raios UV
A exposição contínua aos fortes raios do sol também faz com que o plástico sofra um processo de oxidação. Deste modo, quanto mais o veículo estiver exposto, mais ele se degradará em pouco tempo.
Além do mais, essa exposição causa o envelhecimento e o ressecamento da peça, o que deixa o veículo com a aparência envelhecida. Por isso, o melhor a se fazer é evitar, para que ela não fique embranquecida ou opaca.
Alguns plásticos contam com a proteção aos raios ultravioletas, mas o dono jamais deverá abusar. Por isso, ao comprar produtos para passar na parte externa, sempre deve ser observado se há composições para a proteção UV.
FAÇA UM ORÇAMENTO CONOSCO!
NEY COSTA AUTO CENTER
(11) 94017-6917
contato.ncautocenter@gmail.com