Depois de algum tempo com o veículo, é possível que os proprietários fiquem “enjoados” com o design daquele automóvel. Uma medida para mudar isso e que não custará muito dinheiro, é fazer uma pintura de roda. Seja em uma oficina ou por conta própria na garagem, realizar essa modificação dá um grande diferencial na aparência do carro. Continue lendo para saber mais sobre.

A pintura de roda é uma opção para dar uma nova cara ao veículo quando o proprietário está com o dinheiro apertado. Essa técnica é muito popular na Europa e nos Estados Unidos, lugares em que diversos veículos saem de fábrica com uma cor diferente das rodas tradicionais. No Brasil, este gosto pela modificação das rodas vem crescendo a cada ano.

Tipos de pintura de roda

Simples

pintura de roda - simples

O nome desta técnica é autoexplicativa. A pintura de roda simples é a forma mais fácil de fazer em casa e também a mais utilizada por montadoras no país. Por isso, também é a mais comum de ser encontrada nos automóveis.

O processo é o mesmo feito nas pinturas para a lataria. Ou seja, pode ser utilizada a pintura magnética em estufas, imersão ou até um spray de tinta convencional.

Diamantagem

pintura de carro - Diamantagem

A diamantagem é outra técnica muito utilizada para pintura de roda. Porém, diferentemente da primeira opção que apresentamos, ela é mais complexa e necessita do torno copiador para ser feita.

O processo para fazer a diamantagem no automóvel começa com o lixamento da pintura superficial e qualquer acabamento externo das rodas. Após isso, ela ficará parecendo com um espelho, com um reflexo levemente embaçado. Para finalizar o serviço, basta aplicar verniz transparante na roda para que ela e as peças fiquem protegidas e com mais brilho.

Essa pintura de roda torna possível a realização de desenhos personalizados nas extremidades.

Plotagem

pintura de roda - plotagem

A plotagem é outra técnica de pintura de roda usada por muitos proprietários. Diferentemente das outras modificações que já mostramos, esta é recomendada para aqueles que desejam ter rodas mais personalizadas. Porém, elas não perdem as características originais de fábrica.

A modificação começa com um desvio da cor e da textura que é aplicado sobre a roda. Isso faz com que ela tenha um aspecto mais próximo da pintura original. Além disso, ela permite que o proprietário retire-a facilmente, caso deseje vender o seu automóvel.

Cromagem

pintura de roda - cromagem

Finalizando a lista de técnicas para pintura de roda, a cromagem é semelhante a diamantagem no quesito visual. No entanto, esta modificação permite que a personalização seja mais criativa e dê brilho à roda.

Para fazer a cromagem, é importante lembrar que as rodas devem estar limpas usando processos químicos com banho de cromo, níquel e cobre. Além disso, é bom saber que uma das vantagens dessa técnica é o fato dela poder ser realizada com qualquer material.

Fonte do artigo: Minuto Seguros

FAÇA UM ORÇAMENTO CONOSCO!
NEY COSTA AUTO CENTER
(11) 94017-6917
contato.ncautocenter@gmail.com

Deixe um comentário