Vamos falar das lâmpadas mais polêmicas do Brasil, sim vamos falar da lâmpada Xênon, amada por muitos, odiada por outros.

Lâmpada Xênon, amada por uns, odiada por outros.

Lâmpada Xênon, amada por uns, odiada por outros.

Caso você queira saber mais sobre os outros tipos de lâmpadas disponíveis no mercado, veja a nossa matéria sobre lâmpada de LED, lâmpada Super LED, 2D e 3D. Temos também uma matéria exclusiva da novidade do mercado: a lâmpada Ultra LED. E pra você que prefere manter a lâmpada automotiva original ou derivada, temos uma matéria falando sobre lâmpada Cool Blue.

Primeiro vamos explicar o funcionamento da lâmpada Xênon.

Diferente das lâmpadas comuns, que acendem através da incandescência do filamento da lâmpada, a lâmpada Xênon funciona através de um composto de gases que ficam no bulbo da lâmpada. O principal gás dentro da lâmpada é o xenônio, por isso o nome da lâmpada. Quando esse gás é submetido a uma grande diferença de potencial elétrico, ele emite luz. O principio é o mesmo de uma lâmpada fluorescente, dessas utilizadas em casa. Por esse motivo que se utiliza reator em lâmpada Xênon, e não simplesmente liga-la nos 12v da bateria do carro.

Lampada Xênon possui um Bulbo

Por que o Xênon é proibido?

E o porquê do Kit Xênon ser proibido, é pelo fato da luz que ele emite ser muito mais potente que a luz que as fabricantes utilizam. Isso pode trazer problemas para usuários nas avenidas e estradas, que podem ficar com a visão debilitada e causar acidentes. Devido isso, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), determinou que os proprietários de veículos são proibidos de instalar fontes luminosas de descarga de gás (Xênon) em veículos que não vem de fábrica com o sistema.

Farol de Xênon original

Ok mas por que alguns fabricantes utilizam Xênon?

Alguns fabricantes, normalmente de carros importados, utilizam Xênon nos seus carros, mas porque eles utilizam o Xênon? Simples. O Xênon tem maior durabilidade do que as lâmpadas comuns, possui iluminação superior as lâmpadas comuns, pois desperdiçam menos energia que lâmpadas com filamento. Pensando dessa maneira vemos que o Xênon é melhor, então porque os fabricantes não utilizam nos carros? Para cortar gastos. O custo do Xênon de qualidade sairia muito caro para as montadoras, que precisam baratear o máximo possível, para conseguir alcançar preços mais acessíveis para os brasileiros.

Farois de Xenon devem ser regulados para não prejudicar outros motoristas

Tonalidades do Xênon

O Xênon pode mudar de cor de acordo com a quantidade de Kelvins que ele possui. Quanto menor a quantidade de Kelvins, mais próximo do amarelo ficará a cor da luz. Consequentemente quanto maior a quantidade de Kelvins, mais azulada vai ficando a cor da luz. Temos aqui uma imagem que mostra exatamente como fica a luz, de acordo com a quantidade de Kelvins, segue:

Temperatura KV do Xênon

Onde instalar Kit Xênon?

FAÇA UM ORÇAMENTO CONOSCO!
NEY COSTA AUTO CENTER
(11) 94017-6917
contato.ncautocenter@gmail.com

Deixe um comentário