Com a proximidade do verão, deixar o carro ao ar-livre não é uma boa escolha. O clima quente pode acarretar diversos danos ao seu carro. Confira também outros agentes que podem atacar a pintura do seu carro. E veja como evitar futuros imprevistos com os efeitos da exposição ao sol.
Determinados motoristas sofrem ao deixar seu carro ao ar-livre ou “dormindo” ao relento, essa preocupação é real, o carro fica exposto ao sol, dejetos de pássaros, seivas vegetais, chuva ácida e quedas de granizo, tudo isso faz parte do pesadelo de todos motoristas que não conseguem estacionar em vagas cobertas.
A exposição do veículo ao sol causa sérios danos ao carro e até ao condutor, uma vez que a temperatura no interior do veículo pode chegar a 70°C. Além de danificar a pintura, o sol prejudica o interior do veículo, como os bancos, as partes de plástico, carpetes, puxadores, para-choques e o painel que tende a ressecar.
Para os motoristas e passageiros, a alta temperatura interna do carro pode causar danos à saúde, como a desidratação, hipertermia e o choque térmico, além do risco de câncer de pele. Esses são alguns riscos de quem se expõe em um carro superaquecido. Os carros na cor preta, azul, verde e vermelho são os que mais sofrem com o calor por reterem mais o calor.
Um dos agentes mais agressivos à pintura é o dejeto de pássaros. O recomendado é sempre andar com uma garrafa d’água e pano para retirar o dejeto o mais rápido possível, principalmente se o carro estiver exposto ao sol, pois o carro pode ficar manchado. Já a seiva vegetal deve ser removida com solventes à base de hidrocarbonetos, popularmente conhecido como tira-grude. Em caso de chuva ácida, que acaba corroendo a pintura e deixando marcas esbranquiçadas, nessa situação é necessário uma pintura, polimento ou até cristalização.
Outro vilão quando o carro dorme ao ar livre é a chuva de granizo. A proteção contra granizo, só um teto sobre local onde o carro está estacionado ou uma capa revestida com forro espesso para poder evitar o prejuízo.
Uma boa capa protetora pode ser uma alternativa bastante eficaz, para proteger a pintura do carro, no entanto o motorista deve atentar a alguns cuidados e escolher bem antes de comprar, senão você vai gastar dinheiro à toa e o tiro pode sair pela culatra, ou seja, ao invés de proteger o carro a capa poderá manchar a lataria do carro. Uma dica importante, a capa não deve ser colocada se a parte interna estiver molhada ou se o motor do carro estiver quente. O material é impermeável, por isso água não penetra e, em caso de mau uso, também não deixa umidade sair, causando as manchas.
5 dicas para proteger seu carro:
1 – Utilize o Tapa Sol, são projetados para absorver o calor e reduzir a temperatura interna do veículo;
2 – Polir o carro com produtos que evitam o ressecamento da pintura;
3 – Películas ajudam a reduzir a temperatura interna do veículo;
4 – Atenção com os bancos de couro, geralmente eles absorvem mais o calor e podendo causar danos.
5 – Utilize capas protetoras para carro, você estará seguro contra arranhões e o acúmulo de pó.
FAÇA UM ORÇAMENTO CONOSCO!
NEY COSTA AUTO CENTER
(11) 94017-6917
contato.ncautocenter@gmail.com