O couro de bancos automotivos é visto como um material de limpeza mais fácil por conta de sua melhor resistência em comparação ao tecido convencional, já que não absorve a sujeira. Porém, mesmo com essas características, os bancos de couro também exigem cuidado para serem mantidos. Afinal, se a limpeza não for realizada da maneira correta, o material pode rachar, desbotar e sofrer outros danos irreparáveis.

Se o motorista não tiver cuidado, algumas substâncias podem aderir ao couro e causar manchas. Assim sendo, o processo de limpeza ajuda também a proteger e hidratar. Confira a seguir qual o procedimento correto para a manutenção dos seus bancos de couro:

Processo de limpeza

A primeira coisa a ser feita é sempre a limpeza. Mesmo antes de hidratar, é preciso retirar as impurezas que possam estar impregnadas no couro, mesmo as invisíveis, que vêm da tintura da roupa, suor, poeira e alimentos.

Para realizar a limpeza, utilize:

  • Esponja macia;
  • 1 colher de detergente neutro;
  • Pulverizador ou recipiente com água;
  • Escova pequena;
  • Um pano seco.

No recipiente com água, adicione o detergente neutro e produza um pouco de espuma. Se não possuir um pulverizador, molhe a esponja na solução e utilize a parte macia para esfregar em movimentos circulares o banco de couro.

Lembre-se de não usar força excessiva e manter o cuidado para não exagerar na água quando for embeber a esponja, para evitar que esta escorra e alcance outros locais indesejados.

Nas costuras, onde a sujeira pode ser mais resistente, utilize uma escova pequena com a mesma solução, cuidando também para não molhar demais o próprio banco e demais locais.

O uso do detergente neutro para a solução é recomendado por não ser uma substância abrasiva. E a parte macia da esponja é para evitar desgastar o revestimento. Porém, em sujeiras mais persistentes, é possível usar com cuidado a parte mais áspera da esponja ou uma escova.

Após o processo de retirada da sujeira, utilize um pano seco para remover a solução que foi escolhida para fazer a limpeza. A superfície deve ficar com aparência “fosca”, sem brilho, pois significa que a gordura e demais substâncias que “ensebavam” o banco foram eliminadas.

Agora sim, o banco estará pronto para receber a hidratação:

Processo de Hidratação

A hidratação do banco de couro é um processo que acontece após a limpeza e é importante para como o próprio nome diz “hidratar” – tanto para evitar desbotamento e que o couro “rache” – e também para criar uma camada de proteção, que evita novas sujeiras e mantém o visual impecável por mais tempo.

O hidratante a ser utilizado deve ser um produto de qualidade que possa ser bem absorvido pelo couro e com uma fragrância que lhe agrade.

FAÇA UM ORÇAMENTO CONOSCO!
NEY COSTA AUTO CENTER
(11) 94017-6917
contato.ncautocenter@gmail.com

Deixe um comentário