a hora de comprar um veículo usado, uma dúvida comum é como saber se o carro já foi batido. O veículo já ter passado por acidentes pode não ser um problema, mas é melhor (e mais justo!) você saber exatamente o que está comprando. E, claro, o carro que já passou por colisões deve custar menos.

Como saber se o carro já foi batido: atente para lataria, soldas e detalhes

Lataria, soldas e detalhes merecem atenção especial na hora de avaliar um veículo, para identificar se o carro usado já passou por acidentes. Nossas 10 dicas a seguir passam, principalmente por esses três eixos. Vamos aos itens!

1. Pintura da lataria

A tonalidade da tinta é um sinal importante. Dificilmente, a pintura realizada em reparos vai coincidir com a pintura original. Partes repintadas podem ficar mais opacas que o restante da lataria. Ver o veículo em um ambiente claro e bem iluminado, preferencialmente em dias de sol, é o indicado para quem fica na dúvida de como saber se o carro já foi batido.

2. Textura da lataria

Além da pintura, a textura da lataria pode indicar que o carro usado já passou por acidentes. Irregularidades, como ondulações e superfícies mais ásperas, podem resultar da própria batida ou da nova pintura. Passe a mão e avalie cada área olhando frontalmente e lateralmente.

3. Massa automotiva na lataria

A presença de massa na lataria indica a correção de danos mais profundos, normalmente resultantes de colisões. Pequenas batidas na lataria são uma boa para saber se o carro já foi batido. A variação do barulho vai mostrar se há ou não presença de massa automotiva na lataria.

4. Soldas no capô

Lembre-se: soldas originais não enferrujam. Se as soldas do capô tiverem ferrugem, significa que foram refeitas. E o motivo mais comum para isso são danos no capô resultantes de batidas frontais.

5. Solda entre o painel e o para-lama

Seu carro não sai de fábrica com soldas que não coincidem com as junções da chapa. Soldas não coincidentes com a junção entre o painel e o para-lama geralmente indicam que o carro já foi batido.

6. Solda dos amortecedores

A solda de fábrica dos amortecedores costuma ser lisa. Qualquer alteração na textura dessa solda indica uma colisão. Esse é um ponto fácil de identificar para quem não tem certeza de como saber se o carro já foi batido.

7. Abrir e fechar das portas

Teste todas as portas do veículo, incluindo a do porta-malas. Dificuldades para abrir e fechar as portas costumam indicar a ocorrência de uma colisão lateral mais séria.

8. Vão do estepe

Retirar o pneu do estepe de onde está guardado é uma ação necessária para identificar se o carro usado já passou por acidentes, como batidas na traseira. Verifique se há amassados, remendos ou soldas no local. O formato também é um indicativo: o vão deve ser sempre tão redondo quanto o pneu. Se o vão do estepe estiver oval, você já tem um ponto seguro para como saber se o carro já foi batido.

9. Vidros

Os vidros originais do carro possuem o número do chassi gravados sobre eles. Algum vidro sem essa informação impressa indica que ele foi substituído, provavelmente por conta de algum arrombamento ou colisão.

10. Etiquetas de fábrica

O carro sai de fábrica com etiquetas na longarina interna do capô. Se essas etiquetas estiverem ausentes, é indício de substituição ou reparo do capô causado por acidentes.

FAÇA UM ORÇAMENTO CONOSCO!
NEY COSTA AUTO CENTER
(11) 94017-6917
contato.ncautocenter@gmail.com

Deixe um comentário