Quando a pintura deixa de apresentar aquele brilho, muitos ficam na dúvida se o melhor é polir ou repintar o carro

Para quem gosta do carro sempre novinho com boa aparência, uma dúvida. Quando aparece um arranhão na lataria do mesmo é melhor pintar ou polir? Difícil responder não é? Principalmente para você que não é profissional do ramo. Mas o Caderno AUTO foi procurar saber com um especialista qual é a melhor solução.

Segundo o Consultor Técnico de funilaria e pintura da Ceará Autos, Luís Eduardo, não é tão difícil saber se já está na hora de pintar ou fazer um polimento cristalizado. “Não existe bicho de sete cabeças. Ao olhar o arranhão e perceber que não ultrapassou a camada incolor da tinta o viável é fazer o polimento cristalizado. Se ele ultrapassar, o correto é fazer a repintura da peça”, explica.

Desconhecimento

Muitos proprietários de automóveis por não saberem identificar a diferença de um risco superficial e de um profundo, às vezes tomam decisões precipitadas. Como por exemplo fazer uma repintura completa em arranhões pequenos que no caso o recomendável é fazer o polimento. “Quando o cliente chega aqui com seu veículo repleto de swirls (pequenas marcas, são as mais comuns, ocasionadas normalmente pela lavagem e secagem incorreta do veículo), de cara recomendamos o polimento. Isso acontece em estabelecimentos que trabalham seriamente. Imagine em locais que não trabalham da maneira correta”, explica.

O empresário Luís Eduardo Feitosa, 56, admite que desconhece qual é a melhor hora de fazer um polimento ou a repintura do carro. “Isso fica para um profissional gabaritado. Realmente não sei diagnosticar quando um risco é realmente profundo”, confidência. O universitário Maurício Cardoso Albuquerque, 28, falou que já gastou quase R$ 500,00 para repintar o seu carro. Detalhe: algumas partes onde encontravam-se arranhões não era necessário a repintura, mas sim o polimento cristalizado. “Foi um erro e só aprendi depois de fazer uma pesquisa. Recomendo para outros proprietários que não façam os serviços na primeira loja que encontrar”, relata.

Retoque da lataria

Conforme Luís Eduardo, os retoques possuem preços diferenciados. Para retocar lateral e os para-lamas por exemplo o custo gira em torno de R$ 150,00 à R$ 200,00. Agora se os arranhões forem no teto ou no capô do veículo o custo vai saltar para R$ 400,00. O pagamento pode ser à vista e parcelado em até três vezes sem juros no cartão de crédito.

Entrega em três dias

O especialista diz que o tempo de entrega para serviço do tipo dura em média três dias. E esse período é o correto. Segundo Luís Eduardo deve existir o tempo de secagem para evitar que no futuro ao fazer um polimento em qualquer lava-jato estrague o serviço. “Se eu pintar o carro agora de manhã e se no dia seguinte dar um polimento, em um mês essa limpeza vai deixar a pintura com uma aspecto fosco, pois ela ainda não estava preparada para pegar material de polimento”, conta.

Cuidado com polimento

Após fazer o retoque no automóvel o proprietário deve ter alguns cuidados básicos. O consultor técnico da Ceará Autos recomenda lavar o carro somente com sabão neutro. E se acaso for ao lava-jato pedir para os profissionais da lavagem não utilizar produtos químicos pesados como o “Solupan” usado muito para lavar as partes do motor e inferior do carro. “Esse líquido é um veneno para o seu automóvel. Ele em contato com sol e ar ao passar do tempo começa a desgastar a pintura ocasionando uma corrosão da lataria”, diz.

Luís Eduardo faz outro alerta. Existem alguns lava-jatos que adicionam querosene na água com o objetivo de deixar a pintura mais brilhosa. “O querosene é um produto que afeta totalmente a camada de pintura. Ao sair do lava-jato o brilho é intenso, porém depois de alguns dias ele vai perceber que a pintura vai se escurecendo e ele vai colocar de novo na lavagem. Somente seis meses ele vai perceber o erro”.

Fica a dica. Qualquer dúvida sobre o assunto leve o seu carro somente para estabelecimentos de confiança para não ter aborrecimentos.

Riscos: 4 tipos

Swirls são pequenas marcas, as mais comuns, ocasionadas normalmente pela lavagem e secagem incorreta do veículo

Riscos leves são pequenos, pouco mais fundos que as swirls

Riscos médios são os mais fundos que as swirls e os riscos leves

Riscos até a base são arranhões muito fundos, onde você vê que a cor não muda, mas o risco já furou o verniz

Riscos até o primer risco em que você vê nitidamente a cor cinza da lataria. O polimento cristalizado é recomendável somente para os três primeiros casos. No último o correto é fazer um retoque da pintura do veículo

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