Ao comprar um carro, geralmente você já tem na cabeça a forma como mais vai utilizá-lo. Pode ser apenas para passeio com amigos e família, locomoção para o trabalho ou mesmo como meio de sustento. Independentemente do jeito que você queira usar seu veículo, vai querer instalar itens que o deixem com a sua cara. Podem ser acessórios que inclusive facilitem a revenda do carro. E um dispositivo bastante comum entre os motoristas é o engate de reboque.
Útil para diversas ocasiões, ele também possui vantagens para momentos de maior necessidade. Mas é preciso tomar cuidado, pois existe uma regulamentação que determina sua possível utilização. Para ficar por dentro do assunto, continue lendo abaixo.
Vantagens do engate de reboque
Auxiliar veículos em dificuldade
Quem costuma andar em estradas de terra ou fazer trilhas de viagem, já pode ter ficado atolado. Pois em um momento de dificuldade como esse, encontrar um automóvel com engate de reboque para ajudá-lo é um alívio e tanto. Mas, não é só para os carros presos em terrenos lamacentos que esse acessório pode ser salvador. Retirar obstáculos do caminho, por exemplo, também é uma boa utilidade para o dispositivo.
Acoplar carretos
Esta talvez seja a principal utilidade do engate de reboque, que tem diferenças para o semi-reboque. É essencial principalmente para quem utiliza o veículo com fins comerciais. Para quem trabalha com o comércio de alimentos na rua, por exemplo, o acessório é um grande aliado. Afinal, com ele, é possível levar o carrinho de preparar as refeições para todos os pontos que desejar.
O acessório também é muito útil para quem trabalha com transporte de cargas em geral. Afinal, ele permite que o carreto seja acoplado para carregar os itens do ramo que o proprietário atua. Seja para transportar mercadorias ou realizar mudanças, por exemplo, ter o engate de reboque vai permitir que você exerça o seu ofício com seu automóvel.
Carregar bicicletas
Você sabia que o engate de reboque também pode ser utilizado para instalar suporte para transportar bicicletas? Esse tipo de uso do acessório é muito útil especialmente para os aventureiros de plantão. Quem costuma realizar trilhas radicais e utilizar as bikes com fins esportivos precisa levar sua magrela por muitos e muitos quilômetros.
Dessa forma, o dispositivo serve bem para que o suporte seja acoplado e permita que a bicicleta seja transportada na parte traseira do veículo. Contudo, é necessário ficar atento com relação ao tipo de suporte utilizado. O ideal é que o material seja bastante resistente, de preferência constituído com aço carbono e com acabamento de qualidade, como pintura eletrostática.
Como ter o engate de reboque dentro da lei
Antes de pensar em colocar um engate de reboque no seu carro, é preciso verificar o que diz a lei. Ainda que o acessório em si tenha seu uso permitido, existe uma regulamentação que estabelece normas para que a segurança não seja afetada.
Em primeiro lugar, todos os engates de reboque precisam ser aprovados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Ou seja, devem possuir o selo oficial que atesta a qualidade do acessório. De acordo com o artigo II da Resolução nº 197 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a permissão é a seguinte: “Os engates utilizados em veículos automotores com até 3.500kg de peso bruto total deverão ser produzidos por empresas registradas junto ao INMETRO.”
Além disso, só é possível instalar o engate de reboque se os fabricantes indicarem que o veículo tem essa capacidade. Segundo consta no artigo III da mesma Resolução, fabricantes e importadores precisam informar ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) que o automóvel pode tracionar reboques. Também é necessário que algumas informações estejam no manual do proprietário. São elas: especificação dos pontos de fixação do engate traseiro e indicação da capacidade máxima de tração.
Mas você deve se perguntar: por que isso é necessário? A resposta é bastante simples: nem todos os veículos são desenvolvidos para carregar reboques. Ou seja, somente o próprio fabricante pode estabelecer os tipos de uso previstos para o seu automóvel. Caso o carro não se enquadre, tracionar reboques pode ser bastante perigoso.
FAÇA UM ORÇAMENTO CONOSCO!
NEY COSTA AUTO CENTER
(11) 94017-6917
contato.ncautocenter@gmail.com