A prática do envelopamento de carros é uma boa ideia para quem deseja customizar o seu veículo e ainda preservar a pintura original.
Você cansou do visual do seu carro e está pensando em revitalizá-lo sem gastar muito? Talvez a solução certa para você seja o envelopamento! Aliás, a prática que se tornou moda entre os customizadores, ganhou um novo capítulo quando passou a ser uma solução mais barata para dar um upgrade no visual do veículo sem precisar repintá-lo por completo.
Basicamente falando, o envelopamento automotivo é feito por meio de um processo de adesivagem, cobrindo a pintura externa do veículo por completo, podendo dar ao carro um ar mais esportivo (no caso de substituição da cor original por outra) ou até mesmo deixá-lo com visual renovado (no caso de envelopamento no mesmo padrão de cor original).
No entanto, mudar o estilo e a aparência do carro não é a única finalidade desse tipo de procedimento. Mais do que estética, a prática pode representar proteção para o seu veículo, pois a técnica preserva a pintura original e a carroceria contra arranhões e raios UV, por exemplo.
Mas se você sempre se perguntou se a prática valia a pena, se era preciso alterar a documentação do veículo e até mesmo se isso prejudicaria a revenda do carro, neste texto vamos esclarecer essas e outras perguntas.
Devo realizar o envelopamento do meu carro?
Se você já pensou em envelopar o seu carro, saiba que essa decisão vai muito além de escolher o tom de fosco característico de carros customizados e/ou esportivos. As opções de cores para a adesivagem beiram ao infinito, pois encontramos no mercado adesivos em todas as cores e até aqueles que variam sua cor padrão de acordo a incidência de luz solar (as chamadas cores fantasias).
Há ainda opções transparentes, que tem a missão de apenas de criar uma película protetora contra danos à pintura. Neste caso, por exemplo, pode ser um bom chamariz na hora de vender o carro.
Tipos de envelopamento de carros
Saiba que há diversos tipos de adesivos para envelopamento de carros disponíveis no mercado. Para quem deseja investir em um visual diferente e na proteção da pintura original, pode ser interessante conhecer as opções. São elas:
- PVC Vinil: essa é a forma mais comum de envelopar um carro. Feito a partir de uma película em PVC, o material garante alta resistência contra detritos e riscos. Devido à diversa variedade de cores, é considerado o ideal para quem quer alterar o visual do veículo;
- Poliuretano: nesse caso, o envelopamento é totalmente voltado para a proteção da pintura e carroceria do carro, visto que o material é transparente, ou seja, não muda o visual do carro. Sua vantagem é ser mais resistente que o PVC;
- Envelopamento líquido: uma nova forma de envelopamento de carros, em que a plotagem líquida é feita com uma tinta específica para esse tipo de situação. Com ela é possível corrigir riscos e bolhas relacionadas a um outra adesivagem feita no passado, proporcionar proteção contra arranhões, bem como adesivar pequenas peças, como as rodas. Assim como os demais, pode ser removido sem nenhum dano à peça.
Envelopamento e pintura: qual o custo de cada procedimento?
É no quesito financeiro, principalmente, que o envelopamento se torna uma opção interessante em relação à repintura automotiva. Normalmente, envelopar o veículo inteiro é 45% mais barato do que repintá-lo, isso em carros populares. Outras vantagens da técnica está na agilidade do processo – que pode ser concluído em algumas horas – e na total reversibilidade sem prejuízos à pintura original.
Durabilidade do envelopamento
Apesar de não ter um número exato para definir a durabilidade de um envelopamento, há relatos de clientes que apontam que o material manteve-se em perfeitas condições num período de 7 a 10 anos. Claro, essa durabilidade varia de acordo com os cuidados na limpeza do veículo, os produtos utilizados, bem como a exposição constante ou não ao sol.
Profissionais da área tem uma previsão mais “pessimista”, e consideram sensato calcular a durabilidade entre 3 e 4 anos.
Como é feito o envelopamento de carros?
O processo, de modo geral, é simples. Primeiro o veículo passa por uma lavagem especial para retirar qualquer resíduo de sujeira que pode estar presente na lataria. Além da sujeira em partículas, essa limpeza também tem função desengordurante.
Com toda a carroceria limpa e seca, inicia-se a colagem do material adesivo. Para isso usam-se espátulas, lâmina de corte e um soprador térmico.
O soprador térmico aquece o adesivo e o deixa mais maleável para se fixar às partes do carro mesmo em chapas que tenham muitas curvas. A espátula ajuda na aderência e contorno do material e a lâmina de corte é usada para cortar o excesso do adesivo.
Cuidados e manutenção
Como dito anteriormente, o envelopamento automotivo funciona como uma película protetora da carroceria, protegendo-a de danos contra raios UV, contra riscos e sujeira.
Uma recomendação importante é que, imediatamente após a colagem, é imprescindível que o veículo não seja exposto ao sol intenso e nem seja lavado por três dias. Após esse período, a limpeza deve ser feita apenas com água, pano e sabão neutro. Evite produtos químicos como ceras, por exemplo.
Vantagens e desvantagens
Muitas são as vantagens, mas também há desvantagens nesse processo:
- a primeira fica por conta da proteção extra em forma de película na cobertura do carro;
- é possível, também, retirar o adesivo quando quiser — a retirada profissional não apresentará manchas na pintura original, devido à maioria das colas serem à base d’água;
- o custo e a facilidade são bem mais vantajosos que uma pintura — enquanto o adesivo demora de 1 até 3 dias completos para secar, a pintura pode demorar mais mesmo se for em estufa;
- há uma infinidade de cores, texturas e desenhos nos adesivos — as pinturas costumam não contar com essa versatilidade;
- em caso de colisão ou dano a alguma parte da carroceria, o envelopamento pode ser localizado somente na peça substituída/reparada sem prejuízos ao visual do veículo. Em repinturas, é comum ter diferenças nas cores.
As desvantagens são:
- um adesivo terá maior duração se não estiver em contato constante com sol e chuva;
- há diferenças entre a duração de diversas cores — preto e branco comum, por exemplo, tendem a durar o dobro que as demais.
O que a legislação diz sobre o envelopamento de carros?
O envelopamento pode ser uma saída estética de variação visual do seu carro, no entanto, é preciso ter conhecimento de algumas restrições, já que a legislação impõe limites sobre a prática de alterações na originalidade do veículo.
A começar pela cor, a lei determina que é possível alterar até no máximo 50% da característica original do automóvel. Ultrapassado esse limite, é considerado uma mudança na coloração — o que resultaria na necessidade de alteração da documentação.
Se o desejo for mudar a cor por completo, o procedimento é comparecer ao Departamento de Trânsito (Detran) da sua cidade e solicitar a alteração do registro da cor predominante do veículo.
A mudança exigirá o pagamento de uma taxa bem como uma vistoria do veículo. O descumprimento dessa lei resulta em infração grave e 5 pontos na carteira.
Em casos de envelopamentos multicoloridos ou com cores que variam de acordo com a incidência do sol, o processo é o mesmo descrito anteriormente e necessita regularização junto ao Detran da sua cidade, no entanto, no documento do veículo a cor predominante mudará para “Fantasia”.
Como funciona a revenda?
Se você está pensando em envelopar o seu carro, mas pensa em vendê-lo em pouco tempo, é bom saber que nem todo tipo de modificação agrada na hora da revenda. Aliás, veículos 100% originais ou com pequenas melhorias em níveis de acessórios tendem a ter melhor aceitação se comparados aos modificados.
Para esse dilema, tenha em mente duas coisas: primeiro que é completamente possível e comum a retirada do envelopamento na hora de vender o carro; segundo que, apesar de ter um custo para a remoção, a reversão do processo é bem mais barata do que o de outra repintura para retomar a originalidade do veículo.
Por isso, caso você tenha modificado a originalidade do carro, antes de vendê-lo, aposte em sua originalidade para ter melhores ofertas. Já, caso o envelopamento seja transparente e tenha como função preservar a pintura do veículo, mantenha o adesivo e use-o como um argumento de venda, reforçando sobre o cuidado extra que teve.
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